Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
BEAUTY CONTACT GALIZA - Congressos de negócios e de formação  para profissionais da estética. - 9 e 10 de março 2025 - Santiago de Compostela
BM Estética > Estética > Twelve Beauty

BELEZA NATURAL

De A a Z, dicionário definitivo da cosmética natural

Aviso Spoiler, o nosso especialista Pedro Catalá destapa alguns ingredientes fake e reconcilia-nos definitivamente com o poder do natural


29/05/2023

Entrámos no universo da cosmética natural a um ritmo frenético, sobretudo na pandemia do Covid-19, centrando os esforços e o olhar no poder da sustentabilidade.

É por este motivo, aqui e agora, que disponhamos de mais tempo e atenção para rever com calma o léxico da denominada cosmética natural e entendê-la melhor.

Pedimos como sempre neste tipo de casos, a opinião dos especialistas. É Pedro Catalá, cosmetólogo, doutor em Farmácia e fundador de Twelve Beauty quem nos dá a sua visão e conhecimentos, o que conclui numa classe magistral: "De A a Z, dicionário definitivo da cosmética natural". Com alguns ingredientes e nomenclaturas, que descobrimos, não são tais... Carecendo de poderes 'sobrenaturais'.

A

ANTIBACTERIANOS NATURAIS
Ingredientes como o própolis, a canela, a essência de eucalipto, óleos essenciais de tomilho, limão e romã e muitas moléculas naturais possuem atividades antibaceterianas, antivirais e anti-fúngicas. Não apresentam um amplo espectro, ou seja, atacam apenas determinadas espécies de microorganismos. É certo que não podem substituir outros desinfetantes como o álcool mas sim complementar a nossa proteção se procuramos um foco de beleza mais natural.

B

BIOFLAVONOIDES
Tratam-se de compostos naturais presentes em numerosas plantas como o cacau, a soja, o limão, os brócolos e o açaí entre outras. Possuem numerosas funções, como proteger e reforçar os capilares e são antioxidantes e calmantes.

C

CLEAN
Cosmética clean significa livre de certos ingredientes sintéticos, ainda que não necessariamente implique que todos os ingredientes utilizados sejam naturais. O termo utiliza-se também às vezes como uma denominação alternativa à cosmética natural. Mas tendo em conta que o natural nem sempre é o melhor, este termo deveria incluir ingredientes naturais e sintéticos que não apresentem um impacto negativo sobre a saúde da pele.

D

DERMATITE ATÓPICA
Como o seu nome indica, é uma patologia inflamatória que se pode apresentar nas diferentes partes do corpo. Há uma maior incidência nos meses de frio. Os remédios naturais não erradicam esta doença mas elimina os sintomas desconfortáveis. Os óleos vegetais que possuem uma ação emoliente, combinados com extratos naturais como a aveia, o regaliz ou a cera de grão “spent” são estupendas alternativas aos cremes com cortisona.

O yoga facial é muito eficaz para combater a flacidez da pele. Combina-o com ingredientes reafirmantes como a curcuma, a centelha asiática, proteínas hidrolisadas de grão, óleos insaponificáveis ou gengibre para aumentar o seu efeito.

E

ELASTINA
É uma proteína, presente na pele, que dá elasticidade. Às vezes encontramos na lista de ingredientes mas não tem nenhuma validez funcional devido ao seu elevado peso molecular que impede a sua absorção cutânea. A sua forma hidrolisada (cortada em moléculas mais pequenas) favorece a penetração mas perde a sua eficácia.

F

FERÚLICO (ÁCIDO)
Um potente antioxidante com propriedades SPF. Lamentavelmente a sua utilização em cosmética é limitada pela sua rápida degradação eu altera as suas propriedades organolépticas (cheira a metal e escurece a fórmula em poucas horas) perdendo toda a sua atividade.

G

GLICOLES
São um grupo de álcool derivado de hidrocarburatos, os mais comuns nas etiquetas são Propylene Glycol e atuam como humidificantes. Há estudos que os relacionam com o aparecimento de eczema, por isso é melhor evitá-los, sobretudo no caso de solares ou cremes corporais já que aplicamos maiores quantidades.

H

HIBISCO
As flores do hibisco são muito apreciadas na nova cosmética natural, já que contêm açúcares (hidratantes e calmantes), ácido pirúvico (exfoliante), aminoácidos (reforçam a função barreira da pele) e antioxidantes (protetores e adelgaçantes no caso dos cremes corporais). O seu extrato é conhecido como o verdadeiro 'multi-tarefa' da cosmética.

I

IMPERATÓRIA
Por detrás deste imponente nome encontra-se uma planta com uma desconhecida propriedade: é repitelizante, e trata-se de uma qualidade muito rara e cobiçada já que é essencial para melhorar o aspeto da pele e um autêntico 'must' nos casos de padecer de rosácea.

J

JOJOBA
A característica principal deste óleo é que carece de glicerina, que é uma particularidade quase única entre os óleos vegetais, por esta razão, é uma cera líquida, apesar de ser chamada um óleo. O primeiro estudo que confirmou que era uma cera e não um óleo foi publicado em 1933. É altamente estável à rancidez. A razão é porque possui antioxidantes naturais que o protegem contra fenómenos de oxidação.

K

KALAHARI
O óleo de melão de Kahalari, provém maioritariamente do deserto do Sahara e de Kalahari. Hoje encontramo-lo em grande parte do continente africano. Em cosmética, o seu elevado teor em ácido linoleico (ómega 6) juntamente a uma saudável dose de vitamina E, converteram-no num ingrediente estrela. Se preferimos optar por um ativo mais tradicional com as mesmas propriedades, a alternativa seria o óleo de girassol porque desde o ponto de vista químico são muito parecidos e além disso o seu cultivo é altamente sustentável em todo o território Mediterrâneo.

L

LAKE
Trata-se de um pigmento se síntese que se pode “colar” na maquilhagem natural onde o vermelho intenso é muito difícil de conseguir. Na etiqueta é precedido do nome de uma cor e um número, e seguido das siglas CI e outro código, como por exemplo: Red 6 Lake CI 15850.

M

METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE E METHYLISOTHIAZOLINONE
São dois conservantes de síntese, cujo nome comercial é Kathon CG. Continua presente em muitos produtos paraben free, já que é muito eficaz apesar de ser associado a numerosos alergias de contacto. Não é admitido em nenhum produto natural.

N

NITROSAMINAS
São uns conhecidos compostos carcinogénicos que não estejam presentes nos cosméticos, mas como se há ingredientes que poderiam favorecer a formação destas substâncias como a Triethanolamine (TEA) e a Diethanolamide (DEA). Apesar de que as doses recomendadas estes ingredientes são seguros, seria melhor evitá-los.

O

ÓXIDO DE ETILENO
Apesar que muitos dos ingredientes de síntese são difíceis de identificar ao ler uma etiqueta. Há um grande grupo que foram processados no laboratório com o óxido de etileno: todos os que levam o prefixo, PPG, PEG ou o sufixo -eth.

Cosmética 'clean' significa livre de certos ingredientes sintéticos, ainda que não necessariamente implique que todos os ingredientes utilizados sejam naturais.

P

PALMA (ÓLEO DE)
Apesar de haver certificações que avaliam a sua sustentabilidade, infelizmente não existe um óleo de palma sustentável, já que já vão mais de 7 milhões de hectares destinados ao seu cultivo (com os seus correspondentes perdidos de biodiversidade). Se quiseres eliminá-lo da rotina cosmética, alguns ingredientes que o contêm ou derivam dele são: Vegetable Oil, Vegetable Fat, Palm Kernel, Palm Kernel Oil, Palm Fruit Oil, Retinyl Palmiate, Palm Olein, Stearic Acid, Elaeis Guineesis Oil, Palmitic Acid, Palm Stearine, Palmitoyl Oxostearamide, Palmitoyl Tetrapeptide-3, Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Siulfate, Sodium Kernelate, Sodium Palm Kernelate, Sodium Lauryl Lactylate/Sulphate, Hydrogenated Palm, Glycerides, Ethyl Palmitate, Octyl Palmitate, Palmityl Alcohol.

Q

QUERCETINA
É o antioxidante responsável de que muitos ingredientes alimentares (maçãs, uva, azeitonas, citrinos, tomates cebola, brócolos, alcaparras, chá e vinho tinto entre outros) formem parte da nossa cosmética preferida devido às suas propriedades antioxidantes e reparadoras.

R

ROSÁCEA
Apesar de haver muitos casos em que se diagnosticaram erradamente, é uma patologia inflamatória muito frequente. Há que trata-la com antioxidantes que reforcem a fragilidade capilar e que sejam calmantes. O ácido azelaico pode ser considerado uma alternativa natural aos géis de metronidazol.

S

SODIUM PCA
Apesar de ser um ingrediente tradicional ninguém consegue desbancar este carbohidrato como uma das melhores moléculas hidratantes. O seu segredo? Faz parte do filme hidrolipidico protetor da pele e é capaz de reter grandes quantidades de água.

T

TESTADO DERMATOLOGICAMENTE
Vários testes levados a cabo por um dermatólogo entrariam dentro desta categoria. Costuma-se referir ao chamado patch test em que o produto se aplica durante 48 horas a 20 voluntários e observam-se potenciais reações alérgicas. Devido ao pequeno número de pessoas que fazem parte da experiência, é válido para dar uma indicação ao produtor, mas não é representativo já que somos todos diferentes. Moral da história: testar antes de comprar.

U

UNDECILENICO (ÁCIDO)
É um conservante natural derivado do sabugueiro negro, muito comum em produtos de higiene pelo seu aroma cítrico. Apesar da sua origem, pode resultar irritante nas peles sensíveis e há numerosas advertências no seu modo de emprego.

V

VITAMINA E
Um dos antioxidantes mais utilizados em cosmética natural. Ajuda a prevenir a oxidação dos óleos vegetais e em consequência alonga a vida dos cosméticos que os usam. Porém, o cálculo da dose é complexo mas necessário para evitar a degradação do produto acabado. Ficar curto ou passar-se (converte-se em pro-oxidante) desemboca na rancidez dos óleos.

W

WATER
Apesar de ocupar os primeiros postos na lista de ingredientes, não há que pensar que seja um produto de baixa qualidade. Na realidade, a água é necessária já que muitas substâncias funcionais são solúveis nela, assim que atua como veículo de ingredientes. A sua origem e qualidade são importantes, já que em algumas fórmulas está presente em 70%. “Eu pessoalmente prefiro uma água depurada a uma água destilada de flores que, ainda que entenda que é mais “ativa”, pode apresentar um elevado teor em impurezas, já que se trata da água residual da lavagem de ingredientes naturais antes de serem processadas”, diz o especialista farmacêutico, Pedro Catalá.

X

XANTOFILAS
São pigmentos responsáveis pela cor de algumas plantas e flores e possuem uma elevada ação antioxidante. As principais fontes são a alfalfa e as algas chorella e spirulina. A luteína é uma das melhores xantofilas, mas lamentavelmente é pouco utilizada em cosmética devido à sua escassa estabilidade.

Y

YOGA FACIAL
É muito eficaz para combater a flacidez da pele. Combina-o com ingredientes reafirmantes como a curcuma, a centelha asiática, proteínas hidrolisadas de grão, óleos insaponificáveis ou gengibre para aumentar o seu efeito.

Z

ZINCO
É um dos minerais omnipresentes em cosmética com diferentes ações: o Zinc Pxide é calmante e o único filtro solar físico admitido em produtos naturais. O Zinc Pyrithione é anti-caspa e o Zinc PCA tem efeito hidratante.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.

 

BEAUTY CONTACT GALIZA - Congressos de negócios e de formação  para profissionais da estética. - 9 e 10 de março 2025 - Santiago de Compostela
BEAUTY CONTACT GALIZA - Congressos de negócios e de formação  para profissionais da estética. - 9 e 10 de março 2025 - Santiago de Compostela

Anúncios de empresa

Soluções para profissional de beleza produtos que são ferrementas de resultados
Oleos essenciais - Massagens - Doterra
Disponemos de fajas para postcirugía y para complementar los tratamientos estéticos. Entrega 24 horas en Peninsula.
Se precisan personas emprendedoras para ofrecer productos de dermocosmetica en salones, tiendas y / o domicilios.
BEAUTY CONTACT GALIZA - Congressos de negócios e de formação  para profissionais da estética. - 9 e 10 de março 2025 - Santiago de Compostela
BEAUTY CONTACT GALIZA - Congressos de negócios e de formação  para profissionais da estética. - 9 e 10 de março 2025 - Santiago de Compostela