Fantasia, a cor que fideliza
A fantasia ou coloração extrema rompe moldes e soma adeptos, homens e mulheres que vão ao salão de cabeleireiro em busca de malvas, fúcsias, azuis… que lhes distingam dos demais e fidelizem
-
ghd pink edição limitada: o nosso rosa
Pela primeira vez, as colaboradoras da ghd partilham as suas histórias de vida relacionadas com o cancro da mama, para aumentar a sensibilização para a realização do auto-exame.
-
In Beauty regressa a Lisboa com foco num conceito sustentável
A Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo decorre entre os dias 5 e 7 de outubro, em Lisboa, para reunir marcas e empresas de renome do universo da beleza.
-
Revive de Salerm Cosmetics, uma aposta de êxito pela cor natural
Revive é a nova coleção de cor Biokera de Salerm Cosmetics
-
ghd chronos, a nova styler para penteados de longa duração e ultrarrápidos
Styling até 3x mais rápido*, até 85% mais brilho**, 2x menos frisado*** e até 3x mais proteção contra a quebra***
-
Perfect Beauty Professional apresenta o seu catálogo 2024 exaltando o valor da beleza natural
Novas referências, novos desafios, mais oportunidades para o teu salão de beleza
-
Supera os limites do estabelecido, Onyx FF 2020C-B
Perfect Beauty Professional, distribuidor oficial de JRL em Espanha e Portugal, já tem nas suas mãos a desejada Onyx FF 2020C-B
-
CONCURSO BEAUTY MARKET CABELEIREIRO
Beauty Market e Joico distribuem 6 packs de produtos K-PAK Hair Repair System, cabelos mais saudáveis, fortes e brilhantes
Otimiza a reconstrução capilar antes e depois da aplicação de produtos químicos
Fúcsias, malvas, roxos, azúis... A coloração de fantasia vive a sua época dourada. Promovida curiosamente pela pandemia, os consumidores provaram cores sobre o seu cabelo e gostam.
Mas, uma coisa é provar e outra coisa é fazê-lo não bem, mas espetacularmente bem! E isso, apenas consegues tu, profissional cabeleireiro, formando-te e aperfeiçoando-te em coloração extrema, a cor para o cabelo que rompeu moldes, sociais, culturais e de género e que cresce exponencialmente.
Este tipo de coloração não é para todo o mundo, mas sim é certo que se és capaz de personalizá-la, homens e mulheres na sua maioria podem atrever-se. Uma mecha estrategicamente tingida, uns reflexos de irisados azuis, um jogo de meios a pontas em pasteis… ou sim, cabelos inteiros com amarelos, verdes, turquesas… e um infinito mundo de possibilidades. Estamos a viver nas redes, tudo é possível e em cima cotiza à alça em relação à imagem. E não só isso, é que se a dominas, serás reconhecido como um especialista nas técnicas de cor na hora de trabalhar a tua imagem de marca. Imaginas?
Educar-se para dominar, formar-se para triunfar, conhecer e saber para ser único e converter-se em especialista. A experiência de Sita Zoroa
A necessidade de formação contínua instalou-se na mente de quase profissional do cabeleireiro. Desenvolvem-se novas técnicas, aparecem tendências, pelo que um cabeleireiro que deseje evoluir e oferecer o melhor de sim mesmo, sabe que deve atualizar-se constantemente.
A coloração extrema conta com extremas peculiaridades a hora de levar a cabo. Além disso, as propostas que nos chegam tornam-na mais criativa, mais técnica que nunca. Mistura-se com outros tons, às vezes com um alto contraste cromático e, isso supõe uma maior destreza por parte do cabeleireiro.
Fazer com as distintas tonalidades encaixem com a pele, o rosto e o olhar e, por isso, a cor de base, são os seus desafios principais.
"A coloração é em sim difícil e a extrema, todo um desafio, mas tão criativa que a mim parece-me apaixonante. Tando que não entendo o ofício sem ela. Tornar-te especialista nela requer formação, horas de aprendizagem e prática. Ainda que se gostas, não supõe um esforço, mas que cada reto que superas faz-te disfrutá-lo ainda mais", explica Sita Zoroa do Salão Sita Zoroa (Rubi, Barcelona).
Especializar-te num aspeto determinado pode parecer para alguns que limita, mas nada mais longe da realidade. Em muitos salões do estrangeiro o colorista é um especialista dentro da equipa do salão e é assim reconhecido.
Se és bom nisso, desponta! Não se trata de que o resto pense que só saibas fazer isso mas que se trata de que todos saibam que és bom e, ainda, que em tema de cor para o cabelo, és excelente. "Deves criar o teu próprio estilo, e ao mesmo tempo saber expressar a personalidade de cada cliente", assegura Sita.
"Está claro que nem todo o mundo se atreve a experimentar com a cor de fantasia no seu cabelo, mas se quem o tem à sua disposição muitos salões especializados", continua a especialista colorista. "Além disso, nem todos os serviços que fazemos são tons vibrantes, também há loiros naturais e castanhos. A questão é que quem venha ao salão saiba que em relação a cor podemos fazer qualquer coisa, dominamos todas as técnicas de coloração e entendemos perfeitamente o que fica vem em cada cliente e que é o que procura".
A coloração é um serviço que oferece uns resultados espetaculares, surpreendentes e que que desenvolve uma das áreas mais artísticas do cabelo no salão de cabeleireiro. Porém, para dominar a arte da cor é preciso formar-se e não estar satisfeito com o aprendido, sempre deve ser dado um passo mais.
Segundo Sita Zoroa: "dentro da cor extrema que realizamos no salão há tendências, mas também petições originais das nossas clientes. Uma coloração 'undercolor', aquela que descolora de loiro as madeixas interiores do cabelo, é mais habitual do que pensamos, já que estas propostas tão atrevidas somaram-se pelas celebridades. Portanto, são originais, mas normalizou-se ao vê-las nas redes sociais ou na tv em personalidades de todo o tipo. Também porque nos abrimos a este tipo de tonalidades mais arriscadas".
Muitos clientes acodem ao salão com a petição de uma cor concreta. "Em qualquer caso - diz Zoroa -, devemos assessorar, ser honestos na hora de explicar o processo requerido para conseguir essa cor, qual é a manutenção, etc.".
Assim, logo está o final: "quando consegues criar o que a cliente deseja, a satisfação é enorme", exclama Sita. "Crias uma conexão muito especial com ela, fidelizas a mesma e sabes que isso te vai trazer mais clientes. Não há melhor publicidade que uma cliente satisfeita com uma cor espetacular. Chama a atenção, mas além disso no ambiente toda a gente sabe quem o fez. É aí que te desmarcas".
"Ainda sabemos - adverte- que até chegar aqui há um longo caminho que começa, continua e nunca finaliza na formação e na paixão com a qual fazes as coisas".
Recomendamos